skip to Main Content

Lições e aprendizados 1 ano após um divórcio litigioso no puerpério e outras aventuras por aí…

 

Um dos melhores textos que já recebi! Uma seguidora querida me escreveu oferecendo essa riqueza de texto para ser publicada. Leiam e se inspirem!

Eu sigo acreditando e promovendo uma postura positiva diante do divórcio!

Encerrem a fase do sofrimento e corram atrás de ser feliz! Sempre dá tempo! A gente pode renascer todo dia como o sol!

Um beijo carinhoso meu,

Tarsila

Lições e aprendizados 1 ano após um divórcio litigioso no puerpério

e outras aventuras por aí…

Por Lilian Burgardt

1 – O amor transforma. O amor pelo próximo e o amor-próprio fazem de você uma pessoa melhor e isso transforma as pessoas ao seu lado e a você mesmo. Se você foi amor, luz, brilho na vida de alguém, você aprendeu tudo. Se está sendo luz, amor, e brilho na sua própria vida, está entendendo a jornada. Permita que o amor brote novamente dentro de você.

2 – Não há como ser feliz guardando rancor no seu coração. Perdoe, aos outros e a si mesmo. Perdoe, mas saiba que o perdão é dolorido, demorado, e chega na hora certa. Quando você se der conta de que aquilo não faz mais diferença em quem você é, vai ver que a vida fica mais leve quando se desprende dos baús que carregava e estará pronta para fazer as pazes com sua história e seguir em frente.

3 – Cada pessoa que entra em nossa vida, de fato, traz uma lição, um aprendizado e se torna um pedacinho do quebra-cabeça da sua vida. Agradeça por quem veio e quem foi. Você tem a possibilidade de se tornar alguém melhor porque passou pelo que passou e usou isso como aprendizado para evoluir.

4 – Faça por você! Não espere que ninguém faça algo por você. Faça você mesmo. Se dê aquilo que gostaria de ganhar. Permita-se ser a companhia que tanto aprecia. Você é a melhor companhia que pode ter.  E todo esse bem-estar atrai pessoas que realmente querem caminhar do seu lado. Continue sendo luz. Não deixe a dureza da vida te amargar.

5 – Escute alguém que precisa ser ouvido. As pessoas que você ama, em geral, também têm seus medos, suas tristezas, suas carências. Você pode ser apoio, fortaleza, ou a inspiração que faltava para cada uma delas. Seja luz na escuridão de quem você ama. Aprenda a doar sua doçura para quem realmente merece. Seja seletivo, é claro, cercando-se de quem fortalece sua autoestima e quem escolhe se acolher no seu aconchego.

6 – Tenha paciência e compaixão com você mesmo. Nem sempre você vai estar bem e está tudo bem. Você não é ingrata, egoísta, mesquinha ou amarga porque às vezes está triste. Não há nada de errado em se sentir triste, isso também passa. Abrace a sua tristeza, ela faz parte do seu processo de cura, seja qual for a sua dor.

7 – Faça as coisas no seu ritmo. Ninguém tem o direito de te acelerar. Quando você se sentir pronta, vá em frente. Só não pare. Vá fazendo as coisas aos poucos. Vá vivendo, e você vai ver, você vai chegar lá. Vá fazendo, só não pare. Continue em movimento. Quando você se move, o universo joga a seu favor. Você não sabe o que a vida te reserva.

8 – Planeje apenas o essencial. Aprecie o desconhecido. Não tenha medo do novo. Às vezes é assustador não ter um plano, mas planejar não significa realizar, e pode ser uma grande fonte de frustração. Quando você permite que o inesperado seja uma benção em sua vida, coisas maravilhosas podem acontecer. Delicie-se com o inesperado.

9 – Crie sua bucket list e vá tirando do papel. Seus sonhos são combustível para avançar sempre. O que você nunca fez pela primeira vez? Não precisa ser nada extraordinário. Uma pizza e um vinho só para você, algo que você sempre quis aprender e nunca deu prioridade. Uma viagem com seu filho, uma paisagem deslumbrante. Um cenário ao ar livre que você gostaria de vivenciar. Essa é a sua vida. Seja protagonista deste roteiro!

10 – Saia com seus amigos. Todos eles têm uma importante lição para te ensinar. Converse, ouça, ria, brinque. De novo, cada pessoa tem algo para contribuir e te ensinar. Agradeço a cada um dos meus amigos que foram fundamentais em minha jornada. Todos eles me trouxeram uma importante lição, um conforto, um aprendizado e foram apoio em todos os momentos de medo, frustração e decepção e, claro, nas alegrias também.

11 – Invista no autoconhecimento. Leia muito sobre autoconhecimento, autoestima, espiritualidade.  Ouça podcasts, e converse com um especialista. Tem muito material gratuito para você se aperfeiçoar, e se não for suficiente, converse com alguém especializado de sua confiança. Só você sabe o que tem debaixo de suas camadas de dor. Conheça quem você é. Seus pontos fortes e fracos. Permita se debruçar em cada um deles buscando a melhoria. Quanto mais você se conhecer, vai se entender, saber lidar com seus sentimentos. Esse é o caminho para evoluir. Somos seres humanos em constante evolução.

12 – Perdoe a si mesmo. Talvez essa seja a parte mais difícil. O que aconteceu com você não te define. É só uma parte da sua história, que aconteceu porque tinha que acontecer, e trouxe ensinamentos grandiosos. Se você se deu mal fazendo o bem, não é sua culpa, mas serve como lição para próximas aventuras da sua vida. Não se vitimize, e se isso acontecer, tenha consciência de que não é o caminho, racionalize e pare.

O crescimento e o amadurecimento fazem parte da vida e – infelizmente – não vem sem dor. Tenha certeza de que você fez o melhor com as informações que você tinha naquele momento. Se soubesse mais, teria feito diferente. Não foque em mudar o passado. Se perdoe, construa o presente para garantir um futuro melhor.  Olhe para seu passado com respeito e carinho. Pode demorar, mas sua história é só sua e você tem que ter orgulho dela. Às vezes demora, como demorou 1 ano para eu conseguir olhar para minhas fotografias passadas e reconhecer uma mulher brilhante e maravilhosa. Mas só quando você consegue se perdoar (por não ter visto, sabido, entendido, lido, etc – não importa o que carregue de peso dentro de si) você se olha com amor agora.

13 – Seja feliz. A felicidade está dentro de você. Quando você escolhe se colocar em primeiro lugar, você retoma as rédeas da sua vida. E você, melhor do que ninguém, é capaz de te dizer o que te traz felicidade. Não delegue essa missão para outra pessoa. Ela é só sua. Respeite a si mesmo. Realize o que te faz feliz no dia a dia. Não espere o final de semana de folga, as próximas férias, o feriado… acorde com sua música favorita, coma sua comida preferida. A sua solitude é uma benção e não uma punição. Deus é amor.

14 – Liberte-se do que te prende. Crenças limitantes, medo do julgamento alheio e afins… Às vezes demora, mas para cada fim, tem um recomeço que pode ser INFINITAMENTE melhor do que o seu passado. Deus é tão bondoso, que te deu a oportunidade única de recomeçar e fazer diferente. Se você foi magoada, tenha certeza. Essa pode ser uma nova chance de ser feliz. Comemore a sua nova fase. Faça um brinde ao recomeço e mantenha o foco no seu renascimento. Saia do casulo e voe, a liberdade é uma dádiva e só depende de você. Na dúvida, escolha sempre ser livre. É fácil descobrir, você se sentirá plena e orgulhosa de si porque está sendo fiel a si mesma com a sensação de que não deve nada a ninguém.

15 – Seu passado não define o seu futuro. Se você é meio nerd, já deve ter visto Harry Potter alguma vez na vida, e tem uma fala do filme que o Dumbledore diz ao Harry de que gosto muito. Você não é uma pessoa ruim, Harry. Você é uma pessoa boa, a quem coisas ruins aconteceram. Todo mundo tem luz e trevas dentro de si. O que nos define, é o lado que escolhemos ficar e agir. É exatamente isso. O seu passado passou. E o que aconteceu já foi. Se você for capaz de superar isso, e acredite, todo mundo é, basta se esforçar para ver o lado bom da vida e seguir em frente iluminando caminhos. Você vai ser feliz. De novo, a felicidade está em você. Escolha a luz, sempre.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top